TUTORIAL COMO VERIFICAR E TESTAR O TUNNER DO RECEPTOR

17:44 |






Quando estamos sem sinal de antena no receptor, muitas vezes ficamos na dúvida se temos problemas com o receptor ou com a antena, se temos um segundo receptor e constatamos que o defeito não está na antena, ainda sim fica a dúvida se o primeiro receptor está enviando a voltagem correta para alimentar o LNB.

Com este pequeno tutorial você irá conseguir sair da dúvida.

Material Necessário:

1 ) Multitester analógico ou digital ( no teste usei um analógico )

2 ) Um pequeno pedaço de arame ou até mesmo uma agulha ( não muito grossa )


1° PASSO:

Mantenha o receptor desligado na chave traseira e da tomada, com um pequeno pedaço de arame ou uma agulha introduza no orifício aonde vai o conector do cabo da antena. Cuide se for um " arame " para não dar curto entre esse orifício e a lateral desse conector conforme a foto abaixo:



2° PASSO:

Pegue o multitester e coloque conforme a foto na posição DCV 50, neste instante vc já pode ligar o receptor na tomada e ligar o mesmo na chave traseira.



3° PASSO:

Coloque a ponta preta ( negativo ) na blindagem lateral do conector do receptor e a ponta vermelha encoste no arame ( ou agulha ), conforme a foto abaixo.



4° PASSO:

Observe na primeira foto abaixo o ponteiro do multitester, veja 2° linha ( seta verde ) onde indica a voltagem DCV. Na segunda foto abaixo você pode observar o teste efetuado com as ponteiras do multitester onde temos os 13 volts, ou seja, está saindo alimentação no Tuner, essa alimentação é enviada para o seu LNB. A voltagem varia conforme o canal selecionado, seja ele na posição vertical ou horizontal ( 13 ou 18 Volts ).







 

Resumindo: se você tem essa voltagem de 13 ou 18 Volts saindo corretamente nesse conector, pelo menos você tem certeza que não existe problemas de alimentação na saída do TUNER e o mesmo está enviando a voltagem correta que o LNB precisa para funcionar.


R1      
                        
AJUDE A MANTER O SITE - DOE QUALQUER VALOR .


0 comentários:

Postar um comentário

Arquivo do blog