AZAMERICAPOST: REGRAS PARA CANAIS DIGITAIS

REGRAS PARA CANAIS DIGITAIS

11:47 |

AZ-DIGITAL ""FEITO PRA VOCÊ""


Critérios políticos marcam definição de canais digitais


Um grupo de trabalho formado pela Anatel foi encarregado de estudar os critérios para realocação dos canais de televisão na faixa de 700MHz.
CONTINUE LENDO>>>>>>>>>
Mas técnicos do setor já prevêem que certas definições serão tomadas no campo político, o que pode prejudicar o serviço de radiodifusão.
As frequências na faixa de 700MHz - comumente chamada de UHF, que vai dos canais 14 a 59 - são usadas atualmente pelas operadoras de TV por assinatura que utilizam o padrão MMDS, com receptores analógicos. Com o crescimento do cabo e principalmente do satélite, esse padrão vem gradativamente caindo em desuso. Por isso, a Anatel decidiu liberar as frequências vagas para as operadoras de celular 4G, prestes a iniciar o serviço. No entanto, a decisão esbarra em problemas técnicos e também políticos.
Uma portaria do MInistério das Comunicações, no ano passado, determinou que deve ser preservada a cobertura geográfica da TV analógica (ou seja, nenhuma localidade poderá ficar sem sinal) e também que não haja interferências entre os sinais de TV e de celular. O grupo de estudos foi incumbido de definir como tudo isso será feito, do ponto de vista técnico. Uma das questões em aberto é a dos canais de TV pública, incluindo canais universitários, TV Brasil, TV Câmara e TV Senado, que ficariam à margem do novo sistema. Uma alternativa em estudo é levar esses canais para a faixa de VHF, mas o Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD) não permite transmissão em VHF para receptores móveis.
Outro ponto em discussão é o que fazer com os atuais canais de TV por assinatura analógicos, existentes em nove capitais: São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Brasilia, Curitiba, Salvador, Fortaleza, São Luiz e Vitória. São outorgas pertencentes a grandes grupos de mídia e que só vencem em 2018. Todos esses casos deverão exigir decisões políticas do governo.

0 comentários:

Postar um comentário

Arquivo do blog