AZAMERICAPOST: ANTENA DE GUARDA CHUVA ???

ANTENA DE GUARDA CHUVA ???

18:12 |

Parece brincadeira, mas é verdade,

É  possível usar um guarda chuvas como antena parabólica e existem sim, antenas parabólicas profissionais que se fecham da mesma forma que guarda chuvas e inclusive são feitas de material muito parecido com o de guarda chuvas, mas mais resistentes.
Mas hoje vamos falar da gambiarra mesmo, daquela antena que você pode fazer para testes e para diversão.
Uma antena parabólica de foco central, ou focal point, que é a mais comumente usada para Banda C quando feita com telas, ou para Banda KU quando feita de chapa, em tudo lembra um guarda chuvas, a maior diferença de formato é que a antena parabólica tem o formato mais raso que um guarda chuvas.
No entanto o formato não se difere tanto assim, apontando o guarda chuvas para o céu ele vai refletir as ondas para uma posição central, se as pétalas dele forem feitas de um material reflexivo.
Como dissemos, o guarda chuvas é mais fundo que a antena parabólica, o que isto representa é muito simples, no caso do guarda chuvas o LNBF tem que ficar mais próximo do guarda chuvas. A antena parabólica industrializada, mais rasa, o LNBF fica mais distante do prato da antena. Ao tentar usar um guarda chuvas para apontamento, preste atenção a este fato.
O que isto vai significar, também, é que, no guarda chuvas, haverá uma perda mais acentuada de sinal, pois além das pétalas não refletirem o sinal tão bem quanto uma antena profissional, por não terem um material reflexivo tão liso ou tão efetivo, quanto mais próximo o LNBF fica do prato, ou bacia, do guarda chuvas, maior a perda do sinal.
Quanto à questão de se colocar o LNBF é muito simples, pois não há outro local para se colocar o LNBF numa antena de foco central, no caso, o guarda chuvas, senão no meio da antena, utilizado a haste do guarda chuvas como braço do LNBF, você vai distanciando o LNBF do prato do guarda chuvas até encontrar o sinal.
E como você vai encontrar o sinal com um guarda chuvas? O ideal é que você tenha uma antena apontada para o satélite que você quer captar, para servir de referencia de apontamento para você, e aí com o receptor ligado em um canal que você tem certeza que existe, adapte o guarda chuvas, coloque o LNBF nele e segurando ele com as mãos como se estivesse mostrando a bacia para o céu, procure o sinal com calma, se não encontrar, vá tentando ajustar o LNBF na haste do guarda chuvas.
Vale lembrar que se você cobrir as pétalas do guarda chuvas com um material reflexivo, como uma manta de subcobertura de telhado por exemplo, o poder reflexivo dele vai aumentar muito. Eu aconselho que o material de reforço reflexivo fique por trás da pétala do guarda chuvas pois se ele ficar exposto ao sol pode refletir os raios solares para dentro do LNBF diminuindo a qualidade do apontamento, pois quanto mais quente trabalha o LNBF menos qualidade de sinal se tem.
Vale lembrar que este tipo de apontamento que estamos falando aqui é para um quebra galhos ou diversão, vale a pena testar isto como brincadeira e ir se aprimorando pois uma hora este tipo de gambiarra pode te tirar do sufoco.
Confira abaixo fotos de algumas antenas parabólicas guarda chuvas para se inspirar no negócio.





FONTE  GPSPESQUIZA

0 comentários:

Postar um comentário

Arquivo do blog