Geometrias de antenas de recepção de sinais de satelites

21:22 | ,

 Geometrias de antenas de recepçâo de sinais de satelites

GEOMETRIAS DE ANTENAS DE RECEPÇAO DE SINAIS DE SATELITES

A recepção de sinais transmitidos pelos satélites pode ser feita com diversos tipos de antena. No entanto, devido ao maior
ganho obtido das antenas de superficie refletora, como são as parabólicas e as esféricas, essas antenas são normalmente as utilizadas. São elas denominadas parabólicas ou esféricas, porque as superfi¬ceis das mesmas são geradas a partir de um parabólica ou de uma esférica , respectivamente.

Embora seja muito mais comum a utilização de antenas parabólicas e esféricas , não a desconsideráveis o uso de antenas planas, compostas de muitos pequenos elementos
matriciais. Por terem menor ganho que as parabólicas e esféricas, elas são utilizadas em situações em que a potencia irradiada do satélite em uma área de cobertura seja acima de 50 dBw. São poucos os fabricantes que desenvolveram essas antenas, conhecendo-se comercialmente a Technisat e a Mitsubishi. Sendo mais utilizadas as parabólicas, vamos nos deter no estudo dessas, fazendo, no entanto, algumas observações sobre as esféricas .

Uma das caracteri¬sticas das antenas esféricas a apresentarem diversidade de focos. Na realidade, cada frente de
micro-ondas chegando a antena encontra um ponto focal próprio. Elas podem ser usadas para captação simultânea de sinais de mais de um satélite, mantendo-se as fixas, e tendo alimentadores posisionados nos diversos focos.

Mais largamente utilizadas, as antenas parabólicas são classificadas, quanto ao foco, em simétricas e assimétricas. Tanto as simétricas, como as assimétricas podem ter um ou mais elemento de reflexão do sinal. Quando somente a superfecie parabólica a o refletor que concentra o sinal no foco e não existem sub-refletores, as antenas são ditas prime focus, ou ponto focal. Quando se utilizam sub-refletores, colocados no caminho de propagação do sinal, entre a superfi¬cie refletora principal e o ponto de iluminação, elas são denominadas Cassegrain e Gregorianas.


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GEOMETRIAS DE ANTENAS DE RECEPÇAO DE SINAIS DE SATELITES

Uma antena ponto focal a construída utilizando-se de um refletor parabólico, tendo o alimentador colocado no ponto focal. O alimentador a também conhecido como iluminador e pode ter diversas modelagem como em forma de corneta cônica , corneta piramidal e disco de anais escalares.


ANTENA PARABOLICA PONTO FOCAL


clique no titulo em amarelo e leia post completo !!!!!!

Uma antena ponto focal a construi¬da utilizando-se de um refletor parabólico, tendo o alimentador colocado no ponto focal. O alimentador a também conhecido como iluminador e pode ter diversas modelagem como em forma de corneta conica, corneta piramidal e disco de anais escalares.

ANTENA PARABOLICA TIPO CASSEGRAIN


Na antena tipo Cassegrain, o sinal depois de sub-refletir em um refletor elo¬ptico, dirige-se para o alimentador/iluminador tipo corneta.

ANTENA PARABOLICA TIPO GREGORIANA

http://www.bandaku.com.br/images/img0894.png

Na antena tipo gregoriana, o sinal depois de sub-refletir em um refletor eloptico, dirige-se para o alimentador/iluminador tipo corneta.

ANTENA PARABOLICA TIPO OFFSET


Na antena assimétrica ou off-set, o sinal dirige-se para o alimentador que se apresenta como deslocado. Nesse tipo de antena, usa-se apenas um lado do refletor parabólico.


OFFSET COM SUB-REFLETOR


Na antena assimétrica ou off-set com sub-refletor, o sinal dirige-se para o alimentador que a colocado numa sub-posiçao. Nesse tipo de antena, usa-se apenas um lado do refletor parabólico.
espero que ajude mais um pouco

0 comentários:

Postar um comentário

Arquivo do blog