Saudações, galera!
Fiz um pequeno texto falando sobre links de microondas e ajuda um pouco a entender sobre como funcionam transmissões de reportagens ao vivo para televisão e de shows em rádios.
Se alguém tiver alguma informação pra acrescentar ou caso eu tenha acrescentado alguma informação incoerente, me ajudem!
--------------------------------------

Se formos considerar a frequência de operação como elemento pra categorizar essa tipo de antena, podemos dividir as antenas de micro-ondas em duas categorias:

a) Antenas que operam em sistemas de 2,5GHz
b) Antenas que operam em sistemas de 7,5GHz


Esse tipo de antena é utilizado em tripés ou é instalado diretamente na própria torre de transmissão.
Em emissoras de televisão a utilizamos principalmente para a transmissão de flash ou de reportagens ao vivo.
Quem já viu uma Unidade Móvel de Jornalismo (UMJ)  na rua já deve ter observado a presença de uma antena em um mastro, conforme ilustra a imagem abaixo.


Clique na imagem para uma versão maior  Nome:          UMJ.jpg Visualizações: 1 Tamanho:  48,3 KB ID:       375

O conjunto da transmissão/recepção de informações através dessas antenas de microondas recebe o nome de Link de microondas.
Profissionais da área costumam usar a expressão "Fechar o link" quando vão sincronizar as duas antenas para a transmissão de um programa ao vivo, por exemplo.

No caso específico das antenas de 2,5GHz, o sistema funciona como um rádio enlace móvel que trabalha na faixa de frequência entre 2,3GHz e 2,5GHz. Já para as antenas de 7,5GHz, o sistema trabalha na faixa de frequência entre 7,0GHz e 7,5GHz.
O sistema é composto por uma antena transmissora e uma antena receptora. No caso da transmissão de um programa ao vivo, por exemplo, a antena transmissora fica no carro (UMJ) e a antena receptora fica na emissora de televisão, na torre de transmissão. Na emissora os técnicos fazem a escolha do material que irá ao ar e que assistiremos em nossa casa em um determinado instante: comercial, novela, últimas notícias, horário político, etc.

Clique na imagem para uma versão maior  Nome:          tx-rx.jpg Visualizações: 1 Tamanho:  41,8 KB ID:       377

Colocando o sistema em blocos, temos:

Transmissor -> Meio de propagação -> Receptor


O TRANSMISSOR

O bloco do transmissor pode variar muito de fabricante para fabricante.
1º caso =>Há fabricantes que dividem o transmissor em duas partes: o modulador de transmissão/recepção e o conversor de microondas.
2º caso =>Há fabricantes que unem estas duas partes (conversor e modulador) em um equipamento só (no caso do transmissor).

Quando há o modulador e o conversor separados, tem-se um sinal de áudio e vídeo modulado saindo do modulador na faixa de frequência entre 1GHz e 1,5GHz, ou seja, um sinal de banda L.
Esse sinal de banda L, então, entra em um conversor de microondas (segundo bloco). O sinal de saída desse conversor será irradiado pela antena de microondas. A frequência desse sinal estará dentro da faixa de frequência que vai de 1,5GHz a 18GHz.

*Esse processo de transmissão de sinal em faixa de microondas é utilizado pelo equipamento da LINEAR. Trata-se do modelo "uPROCESSED RADIO FAT7G03P2", projetado para uma frequência de saída entre 7,0GHz e 7,5GHz.


O MEIO DE PROPAGAÇÃO

O meio de propagação é dos mais variados possíveis. Os mastros utilizados aqui em Salvador possuem uma altura entre 7m e 10m.
O objetivo é driblar obstáculos para a transmissão do sinal, como árvores e casas.
Quando a UMJ se encontra entre prédios muito altos é necessário a montagem de estruturas denominadas REBATEDORES.
É fundamental que sejam tomadas medidas para encontrar um percurso mais livre de obstáculos para assegurar a qualidade do sinal na outra extremidade (na antena receptora).


O RECEPTOR

O bloco do receptor tem por finalidade fazer o processo inverso ao transmissor: ele recebe o sinal na frequência de microondas, converte o sinal para a freqUência de banda L e depois demodula os sinais de áudio e vídeo.


CANAIS DE OPERAÇÃO

Aqui em minha cidade, as emissoras costumam fazer reportagens em locais próximos. Além disso, a sede das emissoras ficam no mesmo bairro a uma distância média de 100-200 metros (em linha reta), sem contar que as transmissões ocorrem nos mesmos horários (07hs da manhã, 12hs da tarde e 19hs da noite). Sendo assim, existe o fator da interferência.
Sistemas de link de microondas costumam possuir alguns canais de operação (alguns 10, por exemplo), ou seja, cada canal usa uma frequência de operação diferente dentro da faixa de 2,3GHz a 2,5GHz ou entre 7,0GHz e 7,5GHz. Cada emissora costuma usar um canal em específico e o mais distante do de outra emissora para evitar possíveis interferências.

É isso aí, pessoal!