AZAMERICAPOST: TV EM ONIBUS E METRÔS

TV EM ONIBUS E METRÔS

01:48 |


Saiba como funcionam os sistemas de TV disponíveis nos ônibus e metrôs
Cerca de 200 ônibus que circulam pela grande São Paulo já possuem as telas que levam uma programação especial para as ruas.


Mesmo com tanta tecnologia e novos meios de comunicação, a televisão mantém sua supremacia. É através da telinha que a maioria dos brasileiros se informa e se diverte diariamente. Mas se falta tempo para muita gente ir até a TV, agora a TV vai até você e te acompanha nos principais transportes públicos da maior metrópole do país.

Cerca de 200 ônibus que circulam pela grande São Paulo já possuem as telas que levam a TV para as ruas e avenidas da metrópole. A previsão é que outros 300 sejam equipados até o final do ano.

O conteúdo é atualizado diariamente. Tudo começa nesta redação. Aqui, um programa com uma hora de duração é editado e enviado para as garagens dos ônibus. A aposta é na diversidade de conteúdos. Os passageiros podem, inclusive, assistir às reportagens do Olhar Digital, que fazem parte da programação.

"A gente procura exibir uma programação bem variada, desde informação a prestação de serviços, cultura, lazer. É como se fosse uma extensão da televisão de casa", diz  Beatriz Camões, gerente de conteúdo/TV OUT.

Depois da edição, o processo é praticamente todo automatizado.

Assim que o motorista volta à garagem, uma antena instalada no pátio se comunica via “wi-fi” com outra antena dentro do ônibus. A programação, que está armazenada em servidores ali mesmo, é automaticamente transmitida para as TVs daquele carro. Simples assim, o ônibus já está abastecido com a programação do dia.

Das ruas para os trilhos e túneis. Quem usa o metrô paulista também pode assistir à TV. Mas, aqui, a tecnologia para levar as imagens e as notícias ao público é um pouco mais complicada.

"Primeiro, o metrô de São Paulo tem 80 quilômetros de fibra que a TV Minuto colocou para poder passar toda essa comunicação. Segundo, eu tenho em todas as estações e vias, estações de rádio que conversam com o trem online enquanto ele se movimenta. E a terceira comunicação é a IP, 
então a combinação destes três itens é que trazem o conteúdo atualizado para dentro dos metrôs de São Paulo", explica Cris Moreira, diretor geral/TV Minuto.

A TV do metrô produz 20 horas de programação todos os dias. E através da fibra ótica, são necessários apenas 15 minutos para as últimas notícias chegarem aos vagões. São mais de cinco mil e duzentos monitores distribuídos em todos os vagões de três linhas que cortam a cidade de São Paulo. E dos 3 milhões e meio de passageiros que usam o metrô diariamente, muitos fazem questão de participar e opinar.

"Eu tenho  um canal aberto com esse usuário que é o site da TV Minuto, onde eles reclamam, elogiam a programação. É onde eu fico sabendo diariamente o que eles gostam ou não. Eu me apoio nestas pesquisas que a gente realiza", conta o diretor.

A tecnologia está se encarregando de levar a TV para vários outros lugares além da sala de casa. Além desses exemplos dos ônibus e do metrô, vários smartphones já vêm com receptor de TV integrado. E tem também esse outro dispositivo, que permite a visualização de canais de televisão a partir de nove modelos de celulares. Para conhecer os detalhes dessa curiosidade, acesse Olhar Digital.com.br. e conheça mais esta solução!

0 comentários:

Postar um comentário

Arquivo do blog