G]

Região do País conf. Tamanho antena (cm)
>50 =............................ = 60
50 =.............................. = 60 - 65
49 =.............................. = 60- 75
48 =.............................. = 60 - 75
47 =.............................. = 65 - 85
46 =.............................. = 75 - 95
45 =.............................. = 85 - 105
44 =.............................. = 95 - 120
43 =.............................. = 105 - 135
42 =.............................. = 120 - 150
41 =.............................. = 135 - 170
40 =.............................. = 150 - 190


DICAS PARA APONTAMENTO DA ANTENA

1º - Escolha um bom lugar para fixar a antena, que não tenha obstáculos a sua frente e nem em torno do
seu giro, principalmente na direção do satelite.

2º - Para um apontamento mais fácil, precisa ter uma TV próxima da antena.
Ligue o receptor na TV via cabo incluso AV e conecte a antena ao receptor via cabo coaxial.

3º - Encontre no menu do seu receptor a opção de ajuste da antena com o satelite escolhido e já selecionado e as frequências utilizadas inseridas, terá as linhas de sinal e qualidade, para lhe ajudar a procura.
Uma dica, é deixar a antena nem tão solta, e nem tão apertada, a ponto de poder mexê-la deixar ela parada.
Existem 3 ajustes que irão definir o apontamento o primeiro é em torno do eixo do suporte da antena, que possibilita gira-lá 360º. Ou que limite-se seu giro na direção do satélite.
Outro ajuste é a inclinação da antena auxiliada pela marcação de graus na sua lateral, e o terceiro é a inclinação no LNB, na ponta da antena que conforme girar aumenta ou diminiu o sinal, começe com a inclinação do LNB deixando a ponta que conecta o cabo para baixo do lado esquerdo(visto de frente para a antena), mais ou menos n posição de 7 horas no relógio.
Dae então mova, gire a antena até encontrar o sinal, aumentando ou diminuindo a inclinação da antena e girando também o LNB, mas não fujindo muito das informações acimas descritas, quando localizar, o sinal poderá ser ajustado milimétricamente até obter a melhor porcentagem, quanto mais melhor.
Precisa verificar transponder/frequência um á um para ver se todos tem sinal, se por acaso algum não tiver, não terá acesso à esse determinado transponder.

Em seguida poderá fazer uma busca dos canais disponíveis neste apontamento, qualquer canal que fique sem sinal, é porque não foi feito um apontamento totalmente correto.

Segue um link para verificar qual o apontamento correto, basta colocar o satélite em questão e o endereço que o site informa a direção do satélite.
http://www.dishpointer.com/
(Com direcionamento)

AJUSTE FINO NA ANTENA

Resumidamente falando, seria soltar um pouco a antena e reapontá-la tentanto aumentar o sinal em todos os tranponder, cada transponder tem um frequência, faça isso com a ajuda de uma tela bem proximo à antena com o menu na busca manual, então vai verificando cada TP e verificando o seu sinal, todos tem que estar com no mínimo 50% para que tenha problemas na recepção dos canais disponíveis neste tranponder.
Quanto mais sinal melhor, os que estiverem fora, precisaram obter sinal, mas sem que caiam os que já tem.
No final poderá girar um pouco o LNB para ver se não aumenta.
Só não se esqueça de manter as frequencias do satélite em questão de estarem sempre atualizadas senão não adiantará nada, não irá conseguir encontrar o sinal.
Isso chama-se um ajuste fino.

Mais dicas
Usando um relógio de cozinha para ajustar o lnbf.
Após ler seguidamente aqui no fórum que o ajuste do lnbf era sensível e fundamental, tive a idéia de usar um relógio de cozinha, desses que vc encontra aos montes em supermercados, com uns 25/30cm de diâmetro.
A inclinação do lnbf (skew) vc encontra no:
http://www.dishpointer.com
ou
http://www.brasilsatdigital.com.br
Por exemplo, -42.81 º
O ponto de partida é o cabo de ant3ena do lnbf apontando verticalmente para o solo, o que costuma ser chamado de seis horas. Se a inclinação fosse positiva, o lnbf deveria apontar para a direita, ou seja, o relógio marcaria menos de seis horas. Como nesse exemplo o número é negativo, o lnbf irá para a esquerda e o relógio marcará mais de seis
horas.
Para saber a hora exata, calcula-se 42,81 / 30 = 1,427, ou seja, 1 + 0,427. Essa segunda parcela deve ser multiplicada por 60 para transformar esse resto em minutos: 0,427 X 60 = 25,62.
Posto isso, é só ajustar o relógio para 7 horas e 25,62 minutos. Agora vc fica de frente para a ant3ena, coloca o relógio entre o lnbf e a ant3ena e poderá usar o paralelismo do ponteiro das horas para um ajuste quase preciso da rotação.
Direcionando o azimute da antena sem usar aparelhos.
Amigos, Descobri uma maneira de direcionar o azimute da antena sem usar aparelhos.
Primeiro vc entra no http://www.brasilsatdigital.com.br, entra com o nome da sua cidade e o satélite.
Do resultado obtido, vc recolhe latitude e longitude.
Daí transfere esses dados para o S@tellite Finder / Dish Pointing Calculator with Google Maps http://www.dishpointer.com
No campo "Your location" substitua os sinais negativos de latitude e longitude por sul e oeste. Ex: latitude -24.5 se transforma em 24.5S e longitude -45.3 se torna 45.3W. Então vc insere assim: 24.5S, 45.3W.
Depois escolhe o satélite