AZAMERICAPOST: TV MOVEL POR ASSINATURA

TV MOVEL POR ASSINATURA

13:57 |

TV MOVEL POR ASSINATURA

A proposta da Anatel é destinar os canais de transmissão que caíram em desuso a um novo tipo de serviço de TV móvel por assinatura
São Paulo — Um dos serviços de telecomunicações mais obscuros do Brasil pode ganhar, até o final do primeiro semestre, uma nova cara. Trata-se do Serviço Especial de TV por Assinatura, também conhecido como TVA (sigla que não tem relação com a empresa TVA). A Anatel está estudando sua transformação num serviço de TV móvel por assinatura.
O serviço de TVA foi a primeira modalidade de serviço de TV por assinatura existente no país. Criado em 1988, ele permitiu o início de operação de algumas das primeiras operadoras brasileiras. Mas, com o desenvolvimento de outras tecnologias de transmissão sem fio e a chegada da TV a cabo, o serviço de TVA ficou esquecido.
O serviço, em si, não tem nenhum peso econômico e praticamente não tem assinantes. Mas alguns dos canais distribuídos às empresas que foram autorizadas a oferecê-lo estão localizados no espectro de 700 MHz, hoje bastante disputado. Todos os principais grupos de comunicação brasileiros têm outorgas. São, ao todo, 25 licenças distribuídas nas principais capitais brasileiras.
Esse serviço emprega um único canal de 6 MHz. Pelas normas atuais, ele permite a distribuição de programação codificada e aberta, na razão de 55/45. Ou seja, a trasnmissão precisa ser codificada em, pelo menos, 55% do tempo. Está no gabinete do conselheiro João Rezende, da Anatel, a revisão completa dessas regras. Uma definição é esperada para os próximos 90 dias.

0 comentários:

Postar um comentário

Arquivo do blog